As cidades chinesas continuam a promover

As cidades chinesas continuam a promover o yuan digital através de loterias festivas

A cidade de Shenzhen lançou a terceira rodada de seu banco central piloto de moeda digital, na forma de um esquema de loteria promocional que oferece aos residentes esmolas durante as festividades locais.

Os residentes do distrito de Longhua na cidade chinesa de Shenzhen terão a oportunidade de participar de um próximo evento de loteria que visa incentivar a adoção da nova Bitcoin Era moeda digital do banco central do país – conhecida alternativamente como DC/EP, renminbi digital, ou yuan digital.

Anunciado em 20 de janeiro, a loteria está programada para 26 de janeiro, quando serão sorteados lotes para selecionar os 100.000 ganhadores que receberão um pacote festivo „envelope vermelho“ contendo 200 yuan ($31) em DC/EP. A moeda total emitida e distribuída para o evento será, portanto, de 20 milhões de yuans ($3,1 milhões) em valor.

Duas estipulações foram estabelecidas para aqueles residentes que desejam participar da loteria: eles devem ter adquirido seguro social das entidades comerciais para as quais trabalham e ter planos definidos para permanecer na cidade durante o próximo feriado de Ano Novo Lunar, também conhecido como o Festival da Primavera.

Estas condições limitando a loteria aos empregados das entidades comerciais participantes tornam esta rodada ligeiramente diferente dos dois sorteios promocionais anteriores do „envelope vermelho“ que foram realizados em dois outros distritos da cidade de Shenzhen: no distrito de Luoho em outubro de 2020 e no distrito de Futian em janeiro de 2021.

Assim como nos esquemas anteriores, a moeda presenteada será gasta em comerciantes selecionados que já se inscreveram no sistema digital yuan – 35.000 comerciantes no total – durante um período de uma semana entre 1 e 9 de fevereiro.

Os participantes vencedores não poderão transferir seu envelope vermelho para um terceiro

No anúncio do esquema, a mídia local apresenta o evento como parte dos pilotos atuais da nova moeda, como um meio de promover sua adoção e como uma forma de incentivar os funcionários de Shenzhen a permanecerem na cidade para o festival de Ano Novo Lunar como parte das medidas de controle da epidemia da COVID-19.

Como noticiado, os pilotos de loteria anteriores foram considerados bem-sucedidos, com a grande maioria dos participantes recebendo e gastando com sucesso seus envelopes vermelhos de moeda digital. Seguindo um esquema piloto de configuração ligeiramente diferente que foi realizado na cidade de Suzhou no ano passado, os comerciantes de comércio eletrônico também relataram um volume significativo de transações usando o yuan digital.

Na semana passada, o Banco Agrícola Estatal da China lançou os primeiros caixas eletrônicos de yuan digitais no país com o objetivo de orientar os cidadãos na conversão de e para a moeda digital.